maio 03, 2017

(Resenha) Boa noite, by Pam Gonçalves

Informações técnicas
NÚMERO DA EDIÇÃO 1
IDIOMA   Português
ANO DA EDIÇÃO 2016
MARCA Galera Record
NÚMERO DE PÁGINAS 240
                                                              Sinopse
Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação — em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números —, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Comprei esse livro na amazon(ebook) por oito reais( estava de promoção no dia que efetuei a compra), e estava muito curiosa porque acompanho o trabalho da Pam lá no youtube.Ela tem um canal que fala sobre tudo, especialmente livros.E sempre foi uma das minhas favoritas e uma das meninas que gosto de me espelhar para crescer profissionalmente no youtube.

Temos um problema logo de cara na história: Alina vai fazer faculdade de Engenharia da Computação e sofre preconceito por conta disso.O curso tem mais meninos do que meninas, e isso vira motivo para muitas risadas desnecessárias e comentários idiotas de alunos aleatórios.Ela tenta se adaptar a isso, juntando-se á algumas meninas da sala para se empoderar junto com elas.

Percebemos que Alina tem uma certa dificuldade para se relacionar com as pessoas, mas notamos sua felicidade ao conseguir fazer amizade com o pessoal da república que agora está morando.Ela saiu de casa para se virar sozinha( e ainda tem essa questão super forte da independência aqui) e enfrenta tudo no peito.Talita,Bernardo,Gustavo e Manu ajudam Alina á passar por toda essa confusão interna e amadurecimento precoce.

Dois pontos negativos: o livro tem alguns errinhos gramaticais( mas que não atrapalham na leitura) e o ponto central da história deveria ter sido mais desenvolvido.Alina vê alguns boatos sobre abuso sexual na faculdade e meio que, de uma forma diferente, participa disso.Sabemos que com essa onda da série 13 reasons why e outras questões bem polêmicas, esse é um dos assuntos que precisamos tratar com muita clareza.Gostei muito da estrutura da história, do ponto de vista que a autora quis colocar, mas ainda sim notei que faltou alguma coisa num buraco enorme que existiu na história.

Espero que tenham gostado.

Xoxo,

Carol

3 comentários:

Teorema de mahlli disse...

Sou super fã da Pam, acho ela maravilhosa!! Só não tive a oportunidade de ler o livro dela ainda, é uma pena que o livro deixa esse buraco, mas ainda sim quero ler o livro.

http://www.teoremademahlli.com.br

Lilian Huzyk disse...

Conheço o trabalho da Pam, mas tenho um certo preconceito com livros de youtubers, haha, não me apedreje! Enfim, a história parece boa, mas não me instiga a querer ler, então quem sabe futuramente né! Ótima resenha!

http://www.leitorasvorazes.com.br/

Thay Freitas disse...

Oi, Carol!
Eu já li esse livro e gostei!
Eu achei que pra quem tá começando, Pam tá melhor que muito autor por aí. De verdade!
Não vi esse "buraco" que você viu, achei que ele cumpriu a proposta!
Só achei o final sem graça, eu mudaria aquela cena do final, haha!

Beijinhos :*
Sankas Books

Postar um comentário