abril 26, 2017

(Resenha) Girlboss, by Sophia Amoruso


Origem  NACIONAL
Editora  SEOMAN
Edição    1Ano 2015
Assunto  Biografias - Negócios
Idioma  PORTUGUÊS
Nº de Páginas   248


            Sinopse
Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.

Comprei esse ebook na Amazon por oito reais( promoção hiper legal,rs).Confesso que não conhecia o trabalho da Sophia, até algumas booktubers e youtuber famosas soltarem na internet que o livro viraria série no Netflix.Pronto.A vontade juntou com o vício pelas séries e virei uma madrugada inteira lendo esse conteúdo MARAVILHOSO.
No começo, temos uma cronologia da sua vida:data por data, Sophia conta todos os fatos importantes e relevantes para o seu crescimento profissional.Ela tinha uma vida bem maluca: não se dava tãaaao bem com seus pais e sempre ia parar na diretoria do colégio pelo seu comportamento rebelde.Acho que, parecida com todas as adolescentes, ela ainda estava descobrindo seu caminho e tentando tirar as pedras do seu caminho.



"Não vire gente grande.Não vire gente chata.Nunca deixe o sistema te dominar."


Logo no inicio, temos uma visão clara do quê a autora quer:mostrar como suas experiências pessoais interferiram no seu crescimento profissional.Não há dicas e nem tópicos de como ficar podre de rico ou famoso.E acredito que essa forma de nos apresentar á sua vida, fica bem mais próxima dos leitores e empreendedores né?
Sophia começou seu grande negócio assim: comprava algumas roupas num brechó, arrumava algumas coisas ali e aqui e então vendia por um preço maior pela loja da ebay.Tudo aconteceu muito rápido.Ela começou a montar seu próprio negócio digital e transformou-se num fenômeno da internet.O engraçado é que ela nem era formada em moda e muito menos tinha conhecimento no assunto; seu único caminho era um certo feeling para tudo isso.E mesmo assim, seu hobby virou um trabalho imenso.


"A energia que você vai gastar focando na vida de outra pessoa é mais bem gasta trabalhando sozinha.Seja apenas o seu próprio ídolo."


Sophia dá váááriiiias dicas de como descobrir-se nesse mundo empresarial.De como encontrar suas próprias alternativas e seguir de acordo com seu coração; sem planejar ou pensar muito.E fala,principalmente, para ser o seu próprio ídolo.É triste a forma como sempre nos comparamos com os outros né?Nunca nos achamos o suficiente para montar um negócio próprio.Como diz o velho ditado, a grama do vizinho é sempre incrível.
No livro também, há relatos das pessoas que trabalham na Nasty Gal( o nome da loja online da Sophia) e esclarecem como é lidar com a chefe no dia a dia e como a empresa influencia a vida de cada uma.

Há tantos assuntos abordados nesse livro que fica meio complicado dar uma continuação nos meus pontos positivos, mas uma das coisas mais legais é como Sophia se mostra vulnerável no livro: ela não tem vergonha de falar sobre seus problemas pessoais,e de como é tímida e introspectiva, mesmo tendo uma empresa IMENSA para lidar todo santo dia.Acho que a humildade dela faz com que nos conectemos com mais facilidade,hm?
Ponto negativo?Besteira, eu sei.Mas no começo de cada capítulo, ela coloca frases de motivação de algumas pessoas famosas, e isso inclui uma do Trump.Não dei like.

Em suma, esse livro apresenta um lado bem diferente do quê estamos acostumados(as) á ler.Pelo menos, na visão que tive da história,Sophia em nenhum momento surtou em detalhando cada parte disso.Ela não sabia que a loja iria dar certo.Ela não tinha ideia do quê ia acontecer: apenas investiu no seu hobby e trabalhou MUITO.Não é dom e muito menos sorte.É ESFORÇO.

Último ponto legal de ser analisado nesse livro também é a forma como aborda tudo.Desde o nascimento de uma empresa( e ela coloca como funciona mesmo, mas com base na experiências que teve) até o sucesso estrondoso que se tornou.
É o tipo de livro que dá um tapa na sua cara e de repente, você consegue dar andamento em todos aqueles projetos parados há séculos.Eu me motivei MUITO com as palavras dela.E você, vai ser uma Girlboss?

Xoxo,

Carol

7 comentários:

Thay Freitas disse...

Oi, Carol!!
Tenho visto aos montes esse livro pelo instagram!
A galera tem gostado, confesso que não tinha parado ainda para ver do que se trata, li agora haha e gostei da proposta!
Que bom que te acrescentou!

Beijinhos :*
Sankas Books

Monique Vivendo Sentimentos disse...

Eu não li o livro mas assisti a série e achei bem bacana, tem umas dicas implícitas de marketing bem legais :)

www.vivendosentimentos.com.br

Sil disse...

Olá, Carol.
Não conhecia esse livro ainda nem sabia que ia virar série. E infelizmente eu não gosto muito do gênero, prefiro ler ficção. Então acho que não leria. Mas que bom que gostou e te motivou.

Prefácio

Camila Faria disse...

Muito legal a resenha Carol. Não li o livro, mas conheço a história da Sophia ~ é realmente um tapa na cara e um ótimo incentivo para a gente tocar os nossos próprios negócios. Um beijo!

Nessa disse...

Oie
Menina estou vendo este livro em vários blogs, não sabia do que se tratava e agora já estou com vontade de ler.

Beijinhos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

O Que Tem Na Nossa Estante disse...

Oi carol! tenho uma amiga que viu a série e amou, mas disse que o livro era melhor, estou começando a achar que deve ser mesmo. Acho que a história da autora é muito boa e o fato de ter dicas de empreendedorismo me agrada bastante!! <3

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante
Sorteio A guerra que salvou a minha vida

Daniella Garcia disse...

O livro eu estava para ler bem antes de saber que iam lançar a série na Netflix. Infelizmente, ainda não li o livro, mas estou louca de vontade x.x hahaha Mas só pela série, eu adorei!

Beijão,
Desencana mina! | Artigo Blasting News | Boho Art Store |

Postar um comentário