novembro 07, 2016

(Resenha) Pérolas da minha surdez, by Nuccia de Cicco


Informações técnicas
Autora: Nuccia De Cicco
Editora: wwlivros
ISBN: 978-85-68175-34-7
Registro na BN: 684.056/500 (1/7/2015)
Gênero: Não-ficção / Memórias
Ano: 2016
122 p



                                                        Sinopse
Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?

As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade. 
Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.



Nuccia é nossa autora parceira  conta sua própria história.Além das mil utilidades profissionais e emocionais( ela já fez vários cursos,mestrados e cursos diferentes), a menina teve que passar por uma fase meio tenebrosa:precisou se recuperar de uma traição de nove anos de "cumplicidade",enquanto terminava o mestrado e continuava o curso de dança.Fora o marco da morte do pai né?Que desde esse dia, as coisas parecem ter ficado bem complicadas.E claro, ela só tinha 27 anos.


"Uma surda que ouve com os olhos e fala com as mãos, mas que também ouve com a mão e fala pelos cotovelos." 



O livro, além dos termos técnicos( como a história dos surdos, quantas pessoas sofrem desse problema), também retrata o preconceito da sociedade com essas pessoas que são consideradas "fracas".Nuccia explica muito bem que o fato de ter uma deficiência, não significa que seja incapaz de lutar por um sonho.Ao contrário, tem cada vez mais vontade de provar para as pessoas que a pena é inexistente diante de tudo que lhe cerca.Fala sobre as babaquices que as pessoas soltam sem pensar e também como NINGUÉM entende como é perder um dos sentidos mais importantes para a comunicação.E ainda por cima, Nuccia descobre um problema na visão.

Apesar da autora manifestar-se que em muitos momentos foi fraca, não acredito nessa louca possibilidade.Como sempre esteve em movimento( estudando e se divertindo), os seus pensamentos negativos sempre foram transformados em positivos.A fé sempre esteve presente em sua vida.

Gostei muito desse livro e acho que deveriam existir mais histórias sobre esse preconceito e essa deficiência.


Xoxo,

Carol

8 comentários:

Nana Barcellos disse...

Olá,
Não conhecia o livro, gostei do relatos sobre a protagonista.
A exploração da deficiência super me interessou, ainda não li nada assim.

tenha uma ótima semana.
Nana - Obsession Valley

Lapso de Leitura disse...

Oi, Carol! Tudo bem?
Achei esse livro super interessante. Ora divertido, ora biografia. Incrível como a Nuccia, mesmo depois do incidente tão impactante, continuou com sua vida fazendo a surdez se adaptar a ela, e não o oposto. Ver como uma pessoa dessas segue em frente nos faz pensar se nós não reclamamos de mais por poucos problemas...
Adorei a sua resenha ^^

Bjs!

-Ricardo, http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/

Marcy Moraes disse...

Nossa, fiquei muito interessada em ler, parece ser diferente e muito bom.

Blog Marcy Moraes

Michele Lima disse...

Oi Carol, tudo bem?

Que bacana a autora contar sua própria história, achei o tema bem interessante! E gostei da capa e do marcador <3

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante

Mundo Literário da Cecy disse...

Oi sua linda! De alguma forma que não sei como, a Nuccia conseguiu meu contato e me enviou um e-mail com a propaganda do blog dela. Entrei e me apaixonei pelo espaço dela. Mas não sabia que ela tinha escrito um livro.

Beijoooo

Nuccia De Cicco disse...

Hahahaha.... deve ter sido por inscrição em algum sorteio do blog ou de blogs parceiros, como sou sempre eu a montar o formulário Rafflecoopter, fica tudo salvo automaticamente... Sorry =$

Nuccia De Cicco disse...

Oi, Carol!!!!
Muito obrigada pela resenha linda! É sempre um alento imenso ao meu coração saber que o livro chegou de fato a alcançar o coração de vocês! Se mudou um pouquinho que seja a sua perspectiva de visão da vida e dos surdos, está perfeito! Um beijo imenso!!!!

Mundo Literário da Cecy disse...

Oi Nuccia! Uau, que prazer! Não te preocupa, adoro receber novidades do seu cantinho!

Beijoooo

Postar um comentário