setembro 22, 2016

(Novidades) Editora Objetiva

Publicado pela primeira vez há sessenta anos, o poema mais conhecido de João Cabral mudou os rumos da poesia no Brasil.

Um dos poemas mais populares de João Cabral de Melo Neto, “Morte e vida severina” dá voz aos retirantes nordestinos e ao rio Capibaripe, em cenas fortes e contundentes. Clara crítica social, o autor descreve a viagem de um sertanejo chamado Severino, que sai de sua terra natal em busca de melhores condições de vida. Durante a jornada, Severino se encontra tantas vezes com a Morte que, desiludido e impotente, percebe que a luta é inútil — como ele, tantos outros severinos padecem com a miséria e o abandono. Apenas o nascimento de um bebê, uma criança-severina, renova as esperanças e o espírito cansado daquele que já não tinha motivos para continuar a viver.




Nesta antologia, a poesia de João Cabral e as memórias de Inez Cabral, sua filha, revelam a faceta mais íntima de um dos maiores escritores da literatura brasileira.

Ao longo de seus quase cinquenta anos de carreira diplomática, João Cabral de Melo Neto morou em países como Espanha, Inglaterra, Senegal, Equador e Honduras. A cultura e a paisagem desses lugares marcaram sua poesia de forma expressiva. Sevilha talvez tenha sido a cidade mais cantada pelo poeta, mas não foi, de modo algum, a única. No Equador, por exemplo, o fascínio pela natureza e os índios dos Andes produziu joias como “O corredor de vulcões” e “O índio da Cordilheira”. Entrelaçados a esses poemas, os relatos memorialistas de Inez Cabral revelam ao leitor aspectos cotidianos da vida de João: seus hábitos, opiniões e gostos.






4 comentários:

Aline Al disse...

Oi, Carol!
Não me interessei muito por esses lançamentos, acho que não fazem muito a minha leitura. Mas parecem ótimos, amei o post!
Beijos!
Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

Lilian Huzyk disse...

Assim como a Aline disse, também não circula muito entre meus gêneros preferenciais, porém, é sempre interesse conhecer obras novas, independentemente de quais gêneros são. Esses livros devem ser ótimos.
Beijo!
www.leitorasvorazes.com.br

Line Bernardo disse...

Oi Carol,
Gostei muito das novidades. Fiquei muito interessa no primeiro, um livro que foi publicado a 60 anos e que infelizmente continua tão atual.
Bjs❤
Abrir Janela

Mundo Literário da Cecy disse...

Na faculdade eu tive uma palestra com o professor John Newton, um inglês que dá aulas em uma universidade em São Paulo, e ele fez a tradução de Morte e Vida Severina para o inglês. Me lembro que foi ótimo assistir algo nesse estilo ver uma obra brasileira tão importante como essa sendo traduzida e publicada no exterior.

Passei pra conhecer seu cantinho, me apaixonei e já estou seguindo, Carol!

Beijoooo! -.-

Postar um comentário