agosto 24, 2016

(Resenha) O Mensageiro, by Lois Lowry

Informações técnicas
LANÇAMENTO: 02/05/2016
TÍTULO ORIGINAL: MESSENGER
TRADUÇÃO: FABIANO MORAIS
NÚMERO DE PÁGINAS: 160


                                            Sinopse
Há seis anos, Matty chegou ao pacato Vilarejo. Sob os cuidados de Vidente, um cego que tem uma visão especial, ele amadureceu e se adaptou à nova vida. Agora, espera receber seu nome verdadeiro, que determinará seu valor ali, como ocorre com todos os habitantes.

Contudo, algo nefasto está se infiltrando no Vilarejo, e os moradores, antes orgulhosos de receber forasteiros, passam a exigir que as fronteiras sejam fechadas para se protegerem.

Por ser um hábil mensageiro, Matty é encarregado de avisar os outros povoados sobre o bloqueio. Sua missão também tem outro grande objetivo: buscar Kira, a filha de Vidente, antes que seja tarde demais. 

Ele é o único capaz de viajar pela Floresta, que já provocou algumas mortes. O problema é que ela também está se tornando um lugar perigoso para o garoto. Mas muitos dependem de Matty. Então, armado apenas de um poder recém-descoberto, ainda incompreensível e incontrolável, ele se arriscará a fazer o que talvez seja sua última viagem.


É o terceiro livro da série O doador de Memórias, e quando solicitei para Arqueiro não sabia( ou não li direito,sei lá,rs) que era uma continuação.São três livros, e embora, eu tenha ficado um pouco perdida, consegui entender a trama principal.
A história é narrada em 3ª pessoa e mostra claramente tudo:pensamentos dos personagens e situações.No primeiro momento, somos apresentados á Matty, ajudante de Vidente.

"A provocação é o que torna tão divertida a etapa anterior ao beijo - falou ele, e Matty corou. - Você poderia negociar um beijo - sugeriu Vidente,risonho. - O que daria em troca?Sua vara de pescar?" Página 6


Brincalhão e praticamente um pai para o garoto, descobrimos que Matty é apaixonado pela Jean, filha do Mentor.Como duas crianças em fase de desenvolvimento no quesito amor, esse é o único romance explícito e inocente na história.

Matty tem uma missão importante e vai á Floresta.Na noite em que está nesse lugar que praticamente todos daquele lugar tem um certo medo, Ramon diz que houve uma "lamentação" na noite anterior.Algo mais conhecido como morte.A Floresta é meio que um perigo para as pessoas, e o menino é o único capaz á entendê-la.Já por aqui( digo, no livro como um todo) podemos pensar na questão da política e seu jeito de comandar o mundo, juntamente com a questão ambiental que é muito forte.

Matty era o único que compreendia a natureza, por isso sua conexão com as árvores e todo o resto que o embeleza ressoava tão forte  em sua alma.
Forasteiros aparecem e são recebidos, porém há uma espécie de manifestação por parte de alguns personagens que contradizem com suas palavras "revolucionárias".
Conclusão? Preciso ler os dois anteriores,rs.

E claro, o Matty é um garoto que nos revela todas as questões envolvidas na trama e o autor conseguiu abordar tudo de uma maneira leve e consciente.O menino é destemido e está disposto á lutar pelo bem da humanidade.Isso é bonito!


Espero que tenham gostado da resenha :)

Xoxo,

Carol


                


5 comentários:

Achei e rabisquei disse...

Oii Carol, adorei a resenha...Gosto de livros assim.

Beijos Lindona!

Fran
Achei e Rabisquei

Aline disse...

Oi Carol, tudo bem? Faz tempo que não passo por aqui :(
Eu não conhecia essa série, mas parece bem interessante. Vou pesquisar sobre ela :)

Um beijo. :*
Inventando Assunto

Aline disse...

Oi Carol, tudo bem? Faz tempo que não passo por aqui :(
Eu não conhecia essa série, mas parece bem interessante. Vou pesquisar sobre ela :)

Um beijo. :*
Inventando Assunto

Hellz. disse...

GEEENTe, uó quando a gente lê livros sem os anteriores, né? Eu geralmente paro e busco comprar os outros, não consigo seguir em frente HAHAHA
acredita que a capa de O Doador de Memórias me deixa meio cismada? Não sei porque. Mas essa capa não!

beijo
beinghellz.com

vintagepri disse...

A capa é linda! Não é o gênero que mais leio, mas gostaria de conhecer a premissa dos títulos anteriores :)

Beijos,
Pri
www.vintagepri.com.br

Postar um comentário